T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mazelas- (A crise do Sec XX) -Gilberto Kujawski -OFF

"Duas guerras mundiais e a possibilidade de uma terceira e última, catástrofes econômicas como a de 1929, a vergonha dos campos de concentração nazistas e soviéticos, o crescimento assustador do Estado, inclusive e principalmente nos regimes que pretendem extingui-lo um dia, o niilismo crescente da técnica, o mal-estar geral da civilização moderna serviram para advertir o homem do século XX das aberrações e dos danos provenientes do culto da utopia. (...) Desde que iniciada a crise do século XX, vivemos mergulhados no desespero total e nas suas conseqüências. Na política, na religião, na moral, no direito, nas artes, na ciência, na filosofia, no modo de vida, tudo tende ao extremismo e às simplificações mais unilaterais, redutivas e mutiladoras. "
Gilberto Kujawski
(A Crise do Século XX)

                 Haveriam muitos outros motivos? 
                     
                      F A N A T I S M O 

Segundo o dicionário Aurélio, fanático é aquele que segue cegamente uma doutrina ou partido, o termo não está ligado unicamente a doutrinas políticas ou religiosas, pois tudo aquilo que leva o indivíduo ao exagero é considerado como forma de fanatismo.
Uma pessoa pode ser fanática por amar exageradamente uma pessoa, objeto, time de futebol, etc., o erro mais comum das pessoas é o de designar fanatismo como sendo algo exclusivamente religioso e político. Muitas polêmicas surgem acerca desse tema, tendo em vista que pode gerar situações incômodas. Na maioria vezes o fanatismo pode fazer com que uma pessoa cometa atos insanos em nome de um ideal, de um amor, ou algo do gênero.
O fanático sofre discriminação por apresentar um exagerado interesse em algo que para muitos é insignificante, ou tem um significado mais comedido. As pessoas devem manter-se alertas, pois o fanatismo não se restringe à classe social, cor ou credulidade, todo mundo está sujeito a esse sentimento, é importante ter consciência de que tudo deve ser moderado, tudo em excesso não faz bem.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escol


Nenhum comentário: