T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

sábado, 2 de abril de 2011

Terra - Óh Terra - Post 80

Eu me senti decepcionado. Uitonius não estaria exagerando?

-Mas, perceba Uitonius que no Ocidente as coisas estão mais evoluidas, democráticas e existe liberdade, não acha?

-Não vemos o fanatismo, o fundamentalismo dominar os cenários das nações do Ocidente, principalmente...argumentei. 


- Depende do ângulo com que analises estas questões;  A maioria das nações do Ocidente carregam as bandeiras da  Democracia e da liberdade de expressão e se auto proclamam cristãs com suas vertentes para o Catolicismo, o Protestantismo e as novas e recentes denominações Evangélicas; Já no Oriente observamos o Islamismo, o Hinduismo e os Católicos Ortodoxos, como principais e as formas de governos são autocráticas (a maioria), algumas democráticas e o socialismo é conduta política de outras.

-O conceito de um Deus único, com algumas exceções, não unificou as crenças e, mais que isso, criou uma grande muralha pelas formas que criaram com seus dogmas e sincretismos. Entenda que Cristo significa a libertação da alma pela Verdade, e em todos os tempos foi anunciada pelos missionários que se tornaram arquétipos e mitos. Analise a História e encontrarás Hórus no Egito, Tamuz na Suméria, Mittos na Pérsia, Buda na India, Krishn hindu, Attis na Frígia, Hércules na Grécia, Maomé no mundo árabe e Jesus no Oriente Médio. Estude suas histórias e verás que quase todos nasceram de uma virgem, foram chamados de filhos de Deus, tinham seus discípulos, foram crucificados, fizeram milagres e ressuscitaram, além de que a maioria tem suas datas de comemoração em 25 de Dezembro.

-Todos, que crêem em quem quer que seja é um fundamentalista, pois de outra forma não creriam; a Igreja Católica mitificou Jesus e descaracterizou a Boa Nova em uma Igreja aos moldes dos templos romanos, enxertando dogmas, cultos à santos, o papado e criando o Céu, o Inferno e o Purgatório; os Luteranos protestaram contra as bulas e as modalidades e se tornaram procuradores do Cristo na Terra e se acham no direito de separar o joio do trigo estabelecendo quem se "salvará", e milhares de denominações caçam prosélitos na esperança do dízimo enriquecedor. As religiões cristãs se toleram, mas o preconceito contra outras, principalmente o islamismo é uma realidade. De lá, as mesmas coisas acontecem e por se sentirem oprimidos, desde a época em que reis e príncipes empunhavam suas espadas em nome do Cristo para combatê-los e dizimá-los, todas as possibilidades duma convivência harmoniosa é descartada.

-É a guerra fria santa.

-A democracia acusa o comunismo, que acusa o imperialismo, que acusa o socialismo, que acusa os ditadores, que fazem conchavos com suas riquezas em troca de apoio do capitalismo, que financia as armas para que todos explodam e possam vender mais armas.

Agora eu entendia porque Uitonius dissera que não era para tão logo.

Haveria, ainda muita dor, uma outra força que o homem moderno teria que compreender. Pobre ciência que muda diante dos problemas substanciais! Pobres almas neófitas das verdades que odeiam a dor que elas mesmas quiseram e semearam e tem a ilusão de vencê-la, calando-a e escondendo-a. Se o homem tem de ser livre e, contudo, ignora as consequências de suas ações, uma dor atroz que o flagele é, para seu bem, a reação necessária e proporcional à sua sensibilidade para adaptá-lo a sua condição enquanto realize uma contínua redução dos valores morais, permanecendo nos instintos  primordiais do furto e da guerra, necessitado de atravessar dores ingentes que abalem sua inconsciência.

Nenhum comentário: