T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cepa de Vinha - Post 98


A cepa acima é o fac-símile daquela que foi desenhada pelos Espíritos.

Ela é o emblema do trabalho do Criador, todos os princípios materiais que podem melhor representar o corpo e o espírito nela se encontram reunidos. Onde estiveres, seja na Terra, em qualquer planeta deste ou de outro Sistema Solar, ou ainda em outra Galáxia e mesmo Universo, ela lá estará.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Reencontramo-nos, eu e Uitonius, após a reunião dos líderes que se fizera em caráter emergencial.

Eu estava curioso para saber o que haviam deliberado, mas, por respeito e ética, não me atrevi a perguntar-lhe nada. Ele, porém, tomou a iniciativa de tocar no assunto.

-Meu caro Gui, a Terra passa por momentos delicados; São forças antagônicas que se chocam. É momento de cautela sem que se rejeite providências, e, providências são tomadas, sempre em observância a vontade do Criador. Existem fatos que nos foge à competência, e, o que tiver que ser, será! Mas, saiba que a Providência é sábia e o que nos parece um mal, hoje, se manifestará como o bem do amanhã. As guerras são causadas pela predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie, os povos não conhecem senão o direito do mais forte; por isso, a guerra é para eles um estado normal. A medida que o homem progride, ela se torna menos frequente, porque lhe evita as causas e, quando necessária, sabe aliá-la à humanidade. 

-O objetivo da Providência é sempre a Liberdade e o Progresso.

-Responderá, o verdadeiro culpado que a suscita, pelas mortes que lhe satisfaz as ambições. Quanto às destruições, saiba que ela é uma lei da Natureza; tem por objetivo a renovação e melhoramento dos seres humanos. Não as julgais senão sob o vosso ponto de vista pessoal e as chamais de flagelos por causa dos prejuízos que vos ocasionam. Mas esses transtornos são, frequentemente, necessários para fazer alcançar , mais prontamente, uma ordem melhor de coisas, e em alguns anos, o que exigiria séculos. Quer chegue a morte por um flagelo ou por uma causa ordinária não se pode escapar a ela quando soa a hora de partida; a única diferença é que com isso, no primeiro caso, parte maior número de uma vez.

-Não há de fatal, no verdadeiro sentido da palavra, senão o instante da morte. Quando esse momento chega, seja por um meio ou por outro, não podeis dele vos livrar. Nossas intervenções, das várias formas, poderiam parecer inúteis, mas saiba que as precauções para evitar as ameaças de mortes, são um dos meios para que elas não ocorram, se não deveriam ocorrer. Pesquise sobre o assunto na Doutrina Espírita, pois tudo que te disse, nela está contido de igual forma e muito mais.

Com essas palavras entendi, de forma relativa, o que fora abordado naquela reunião, e, detalhes, não me atrevi perguntar-lhe. Quem sabe, ainda me acrescente algumas coisas mais profundas sobre o assunto!

Talvez, eu estivesse querendo demais!

Nenhum comentário: