T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

sábado, 9 de abril de 2011

Marte - Post 85

-Eis Marte! -exclamou Uitonius.

Marte era tudo o que eu não esperava. 

Aonde aquele planeta vermelho-alaranjado pela concentração do dióxido de ferro em sua calota hemisférica, aquelas inúmeras crateras; a Olympus de 30km de altura e 600 km de diâmetro, os riscados sugerindo rios ressecados ou leitos de lavas?

Não era isso que eu via. Eu estava frente a um planeta muito parecido com a Terra; diria um planeta verde (pelo ton que apresentava, sugerido por sua atmosfera). Sabíamos dos sinais de água em suas calotas polares, mas, me deparei com mares, cobrindo 3/4 do planeta.

Muitas ilhas e três grandes continentes. Tal qual a Terra, geleiras imensas em suas regiões polares.
Dois grande continentes; um no Oriente e o outro no Ocidente, mais encrustrados ao norte; já no centro, um menor composto de diversas ilhas, com uma a sobressair-se.

Os continentes maiores nos permitiam visualizar matas nativas em quase toda sua extensão, com povoações litorâneas. O continente central era povoado em sua plenitude; Cidades se avizinhavam. Seus prédios lembravam a Terra do início do século XVIII. Algumas embarcações iam e vinham, com passageiros e mercadorias. O trabalho portuário era quase todo braçal. Os homens se vestiam com calças largas e paletós apertados e as mulheres com vestidos longos em cores fortes. Alguns trabalhadores vestiam apenas calças até os joelhos e eram e tratados sob vigilância. Tinham cabelos escorridos e apresentavam uma tonalidade amarelada em sua pele.. Escravos! ... deduzi. Os homens e mulheres eram claros de cabelos escuros.

No continente a leste, deste central, observamos aldeias diversas concentradas no litoral, habitadas por aqueles que deduzi serem escravos. No continente central haviam três grandes cidades portuárias que se interligavam entre si e com outras menores por estradas de pedra e terra batida. Havia uma espécie de cavalo ou lhama que era o meio de transporte em montaria e para puxar carroças e carruagens.

Observei, nos campos uma agricultura frenética.

Nos rios, pequenas embarcações, iam e vinham.

Foi quando Uitonius, pela primeira vez, nesta visita se manifestou:


-Saiba, meu caro Gui, Marte está recebendo uma considerável quantidade de Espíritos que trarão  conquistas substanciais ao planeta; tal qual, na Terra, os ciclos evolutivos se sucedem, dentro dos previstos. Estamos nos portais das conquistas industriais e, paralelamente a conquista do avanço moral com a abolição da escravatura.

Os enredos das Histórias parecem se repetir. Não procurei detalhes de formas de governos, filosofias e religiões. Olhava, agora duas bolas brilhantes; uma avermelhada e a outra de forte azul. Fobus e Deimos, luas de Marte.

Nenhum comentário: