T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Júpiter P4 - Post 93

Uitonius pareceu-me querer falar sobre o assunto, mas não sobre Júpiter, mas, sim sobre a Terra e eu nada perguntei esperando que ele manifestasse suas considerações; permaneci em silêncio. E ele como se escutasse meus pensamentos (tenho certeza que os escutava) iniciou a falar sobre o assunto delicado. Eu digo delicado porque, realmente, é um assunto que mexe com conceitos milenares, com crenças solidificadas, com fé.

-Meu caro Gui, as histórias das religiões na Terra são por demais especuladas, estudadas; são fatos fincados sobre documentações escritas, faladas, passadas de gerações à gerações; mitificadas e fabulizadas. 

-O homem jamais foi estéril das crenças; por elas lutam e matam. Foi assim e assim tem sido. comodou-se e sustenta, decorando passagens que, nem mesmo as entende. As grandes revelações são de todas as idades; sempre houveram Espíritos que trouxeram aos homens os princípios das Leis Naturais. Por não entender a Deus, antropomorfizaram-no. Transformaram  o Divino em Humano. Não vou falar dos equívocos que resultaram e resultam no barbarismo do ser contra o ser, mas salientar que os homens se ajoelham à noite e matam ao dia. Os canhões são benzidos em nome da guerra. Todas as guerras são oferecidas às divindades. Os poucos que observam e trilham no bem são considerados fracos e perdedores; o calabouço e a mortalha foram e são seus destinos. 

-No Universo existe apenas espírito (Princípio Espiritual) e matéria (as mais diversas formas de energias) e acima de tudo Deus (Inteligência Suprema- o artífice do Todo). O espírito  individualizando-se cria os seres espirituais que após uma progressão adquire a inteligência racional; o livre arbítrio e, então, simples e ignorantes, através de encarnações vão buscando seus progressos. Eis a evolução.

-Nós, Espíritos encarnados ou não (condição da erraticidade), aguardando novas encarnações temos a eternidade para evoluir e isso nos torna responsáveis pelos atos, no bem ou no mal, que tenhamos praticados. Deus não pune ninguém, nós nos punimos; é a Lei de Ação e Reação. Se existem bons e maus, logo há uma escala evolutiva; conquista individual. Ninguém é criado anjo, mesmo porque de anjos são chamados equivocadamente os Espíritos Superiores.

-Existem mundos de diversas categorias destinados aos graus de conquistas que os Espíritos que o irão habitar se encontrem. A Terra é um mundo de provas e expiações e, quando chegar o tempo que passará à mundo de regeneração, os Espíritos que não conseguiram abraçar as Verdades que a Lei Natural lhes oferece, serão transferidos para mundos inferiores e, lá terão outras oportunidades de aprendizado, em recomeço inexorável.

-É, eu já li sobre isso na Doutrina Espírita, opinei.

-Realmente, Gui, a Doutrina Espírita, principalmente no Brasil foi muito enxertada de ficcionismo. Eu diria até que a pureza doutrinária é "imexível", e o que se coloca como enxertos apócrifos é  uma literatura que busca uma parelha de inverdades e falta de coerência, tal qual foi com o Cristianismo pela Igreja Católica. Os maus espalham o mal  e por isso responderão, pois a Providência está vigilante.

Eu tinha material para refletir por muito tempo.

continua...

Nenhum comentário: