T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

domingo, 4 de setembro de 2011

Xenofobia e preconceitos - Estudo - off

Xenofobia e preconceitos

Xenofobia é comumente associado a aversão a outras raças e culturas. É também associado à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contato ou evita fazê-lo.
Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos étnicos ou ligados a nacionalidadeEstereótipospejorativos de grupos minoritários (por exemplo: "asiáticos são sujos", "muçulmanos são violentos", "negros são menos inteligentes", "europeus do norte são superiores aos europeus do sul", "povos anglo-saxões são superiores aos povos latinos", etc.) e conflitos de crenças podem levar um indivíduo ao ódio. 


Xenofobia como doença

Em senso mais restrito, xenofobia é o medo excessivo e descontrolado do desconhecido. Neste sentido, é uma doença e insere-se no grupo das perturbações fóbicas, caracterizadas por ansiedade clinicamente significativa, provocada pela exposição a uma situação ou objeto temido (neste caso, as pessoas ou situações estranhas ao doente). Pessoas que apresentam este terror persistente, irracional, excessivo e reconhecido como tal, tendem a evitar o contato com estranhos uma vez que esta situação lhes provoca extrema angústia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca. Nos casos mais graves pode, inclusive, motivar um ataque de pânico. O evitamento, antecipação ansiosa ou mal-estar em relação à situação temida, interfere significativamente com as rotinas normais da pessoa, o exercício ocupacional, os relacionamentos e atividades sociais.

Tratamentos

Para o tratamento da xenofobia são normalmente utilizados os métodos da terapia comportamental. O princípio desta terapia no que concerne às fobias, é o da exposição ao objecto ou situação fóbica. No caso particular da xenofobia, será a exposição do doente a situações estranhas que ativam sua fobia. Assim sendo, o sujeito vai descobrir que tal situação aterrorizadora, não representa qualquer perigo ou ameaça como ele imaginava. Para tanto, o sujeito deve aprender determinadas técnicas para lidar com a ansiedade ou angústia que sente em relação ao encontro com pessoas desconhecidas. De todos os métodos comportamentais, a dessensibilização sistemática parece ser o que melhor resulta no tratamento da xenofobia, uma vez que a exposição à situação ou objecto fóbico é gradual.
Xenofobia nos países
A técnica de dessensibilização sistemática foi desenvolvida entre 1952 e 1958 por Joseph Wolpepsiquiatra sul-africano defensor da terapia comportamental. O doente, durante um estado de relaxamento físico, vai imaginar uma hierarquia de situações que lhe provocam ansiedade, com o objectivo de familiarizar-se com elas e, ao mesmo tempo, com a finalidade de reduzir as respostas ansiosas. Em alguns casos mais graves é habitual a administração de medicamentos que tenham por objectivo principal a diminuição da ansiedade extrema, uma vez que esta impede que se realizem as sessões terapêuticas de uma forma eficaz. Em outros casos, pode-se desenvolver crenças irracionais (geralmente preconceituosas), pelo que também é recomendado que se busquem estratégias cognitivas que trabalhem tais crenças.

]

  • Lusofobia (Portugal) - No século XIX, o termo foi algumas vezes usado para descrever o sentimento nacionalista do Brasil, com políticos liberais do Rio de Janeiro e Pernambuco advogando pela redução do envolvimento dos imigrantes portugueses na economia local, embora a maioria fosse descendentes luso-brasileiros.

Referências

  1.  Oxford Standard English Dictionary (OED). Oxford Press, 2004, CDROM version.
  2.  Guido Bolaffi. Dictionary of race, ethnicity and culture. SAGE Publications Ltd., 2003. Pp. 331.
  3.  Guido Bolaffi. Dictionary of race, ethnicity and culture. SAGE Publications Ltd., 2003. Pp. 332.
  4.  Guido Bolaffi. Dictionary of race, ethnicity and culture. SAGE Publications Ltd., 2003. Pp. 332.
  5.  O retorno da xenofobia, por Antonio InácioAndriol

3 comentários:

Unknown disse...

Engraçado, pode parecer até místico, sei lá.

Eu tenho xenofobia, não consigo fazer uma sessão mediúnica, sempre que acontece uma manifestação física eu me apavoro.
Inclusive houve uma recentemente, que fiquei aterrorizado, cheguei a ligar todas as luzes de casa e a tv pra me distrair.

Obrigado pelo post, a parte sobre superação foi de grande valia.

UITONIUS - Guigui Artista disse...

Espectrofobia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
v • e
Fobias
[Expandir] A
[Esconder] B - F
Belonofobia • Bifobia • Brontofobia • Calipsefobia • Catisofobia • Cinofobia • Claustrofobia • Coulrofobia • Emetofobia • Entomofobia • Ergasiofobia • Eretofobia • Erotofobia • Escotofobia • Espectrofobia • Fonofobia • Fotofobia
[Expandir] G - H
[Expandir] I - S
[Expandir] T - Z
Espectrofobia é o medo de fantasmas, monstros, demônios, filmes de terror e afins.
Define-se como um persistente, anormal e injustificado medo de espectros e fantasmas Quem sofre desta fobia, experimenta uma ansiedade exagerada, inclusive quando se dá conta que seu medo é irracional. Podem temer visitar bosques, casas vazias, lugares escuros e podem também reagir com alarme perante ruidos estranhos e inexplicáveis. E quem sofre desta fobia sente-se sempre estar sendo perseguido por "algo, ou alguem". E tem medo de ficar sozinho em certos lugares por sentir que nunca está sozinho.
“Espectrofobia” é um termo híbrido derivado do termo latino “spectrum” (aparição) e do grego “phobos” (fobia). Na maioria das vezes, quem tem espectrofobia, não consegue ficar sozinho á noite, em um lugar que não lhe é familiar. Não consegue ver um filme de terror, nunca está sozinho no seu subconsciente. Ouve sons anormais, que não consegue explicar de onde os sons surgem, Vê vultos, e na maioria das vezes, os vultos são para os espectrofóbicos, alguém que os está vigiando para poder caçá-los ou até tirar-lhes suas vidas. Quando a pessoa tem espectrofobia, geralmente vêm junta de medo de escuro , pois a espectrofobia para eles, age no escuro, quando não se pode ver o que está em sua volta ,se algo que estava no lugar some, e logo aparece em outro lugar, para eles pode-se ser assombrações que vieram para assombrá-los.
[editar]

Unknown disse...

Obrigado Gui.

Vou procurar me informar mais sobre o assunto, grato.