T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FRATERNIDADES post 167

A idéia de fraternidade estabelece que o homem, como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.
A fraternidade é expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem quando ela afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
A palavra é eventualmente confundida com a expressão caridade e solidariedade, embora elas tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).
Há alusões históricas de que a Maçonaria participou efetivamente da revolução Francesa, Malapert, orador do Supremo Conselho da França, escreveu em 1874, na revista La Chaine d´Union, " Para a prática da vida, procuramos uma formula capaz de reunir todas as condições desejáveis:“Liberté, Egalité, Fraternité” (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”). é a que melhor corresponde às aspirações dos maçons". Que foram aceitas por todas as Lojas e os grandes homens da Revolução, maçons em grande parte, adotaram-na para divisa da República Francesa.

Auto-seleção - o Princípio

As associações em segredo começaram, nos primórdios, com a consangüinidade, esta determinou os primeiros grupos sociais; os clãs de parentescos aumentaram por associação. Os casamentos inter tribais foram o próximo passo para a amplificação dos grupos, e a tribo complexa resultante foi o primeiro verdadeiro corpo político. O próximo avanço, no desenvolvimento social, foi a evolução dos cultos religiosos e dos clubes políticos. Estes, inicialmente, surgiram como sociedades secretas, e originalmente, eram integralmente religiosos; posteriormente, eles tornaram-se reguladores. A princípio, eles eram clubes de homens; mais tarde, grupos femininos apareceram. E, em breve, eles dividiram-se em duas classes: a político-social e a místico-religiosa.


Motivos para o secretismo

Havia muitas razões para que essas primeiras sociedades fossem secretas, tais como:
  • A finalidade de praticarem ritos religiosos minoritários.
  • O propósito de preservar valiosos segredos do “espírito” ou do comércio.
  • O desfrute de algum talismã ou magia especial.
O fato em si, de serem secretas essas sociedades, conferia a todos os seus membros o poder do mistério sobre o resto da tribo. Os iniciados eram a aristocracia social da sua época. Depois da iniciação, os meninos caçavam com os homens; enquanto antes eles colhiam plantas com as mulheres. E era a humilhação suprema, uma desgraça tribal, fracassar nas provas da puberdade e, assim, ser obrigado a permanecer fora da morada dos homens, ficando com as mulheres e as crianças, e ser considerado afeminado. Além disso, aos não iniciados não era permitido casar.

Juramento e rituais de iniciação

Todas as associações secretas impunham um juramento, o guardar do silêncio, e ensinavam a guardar os segredos. Essas ordens impressionavam e controlavam as multidões; e também atuavam como sociedades de vigilância, praticando, assim, a lei do linchamento. Elas foram os primeiros espiões, quando as tribos estavam em guerra, e a primeira polícia secreta, durante os tempos de paz. E, melhor ainda, mantinham os reis inescrupulosos em estado de insegurança. Para contrabalançar, os reis criaram a sua própria milícia secreta.

Algumas sociedades secretas e semi-secretas.

  • Illuminati - Sociedade secreta fundada para combater a tirania. Influiu de modo decisivo nas revoluções francesa e russa. [carece de fontes] A maçonaria, para sobreviver no pós revolução francesa, obrigou-se a adotar seus princípios iluministas. [carece de fontes]
  • S.S.C - Sociedade secreta usada em algumas situações por cristãos que de certo modo dariam suas vidas para que a Igreja triunfasse. Atualmente se envolveram em questões políticas e sociais e não ganhou o apoio do Vaticano. A questão política abordada aqui se diz respeito à eleição francesa apoiando a candidata Ségolène Royal.
  • Ku Klux Klan - organização que apoiava e fomentava o racismo, o apartheid e a abolição dos direitos da população negra, utilizando métodos pouco ortodoxos para dispersar protestos de direitos humanos.
  • Skull and Bones - A Skull and Bones é uma sociedade secreta estudantil dos Estados Unidos da América, fundada em 1832. Foi introduzida na Universidade de Yale por William Huntington Russell e Alphonso Taft em 1833.
  • Os Ренегатов солнце(renegados do sol) - é um grupo secreto Russo que reuniu jovens do mundo todo pela internet para lançar mensagens subliminares na rede de cada pais, eles querem o socialismo de volta e se inspiraram no Illuminates, eles querem que o socialismo domine o mundo.
  • Além dessas, menos conhecidas do âmbito mundial, temos a Maçonaria, Fraternidades esotéricas, Fraternidade Espírita, Fraternidades que praticam as magias (brancas e negras) e as religiosas.

 - Resumindo:Todo agrupamento de homens  que se reúnem com objetivos afins, sejam bons ou maus e mantém ideais comuns pode ser considerado uma Fraternidade. O termo que origina a Fraternidade (irmãos) perde o sentido na maioria das vezes pela vulgarização com que foi tomada.

Dos Templários aos Pedreiros Livres (Maçonaria), dos Cristãos às Religiões que tem o Evangelho de Jesus como pilar, dos alquimistas aos Grupos esotéricos, do racismo e do preconceito ao nazismo, fascismo, KKK, SSC, Inquisitores modernos (Congregação para a Doutrina da Fé), etc 

Não há uma divisão de bem e de mal, somente, pois os equivocados são maioria e cada qual se prende aos conceitos oferecidos e barganhados, frutos dos interesses, do radicalismo, das utopias, do egoismo e do fanatismo.

A raça humana, já em tempo, transita para reformas de conceitos e veremos a verdade se impor, pelo esclarecimento e pela razão.
Será, então, instituída a verdadeira Fraternidade que já desce dos céus, trazidas pelos Espíritos Superiores aos homens de bem.
A Fraternidade Universal da Evolução e das Leis Naturais. A Cepa da Videira.


  

Nenhum comentário: