T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Direitos humanos - A mulher. Reportagem - off

As principais violações aos direitos das mulheres no mundo

'O Livro Negro da Condição das Mulheres' traça panorama da situação feminina

Cecília Araújo
Mulheres afegãs vivem com seus filhos em prisão de Cabul


Mulheres afegãs vivem com seus filhos em prisão em Cabul.
 (Paula Bronstein / Getty Images)
"É sempre interessante retomar a discussão sobre questões que ainda atravessam o respeito aos direitos humanos das mulheres, embora ele avance lentamente"
Françoise Gaspard, socióloga e perita da ONU
No histórico desrespeito pelos direitos humanos em todo o mundo, as principais vítimas ainda são mulheres - de várias idades, raças e nacionalidades - apesar dos inegáveis avanços conquistados e de sua crescente participação política e econômica. São elas as que mais sofrem com problemas como mortalidade materna, violência doméstica, escravidão moderna, tráfico de pessoas, prostituição, turismo sexual, estupro, mutilação genital, casamento forçado e precoce, falsa igualdade política e profissional. O Livro Negro da Condição das Mulheres (Editora Bertrand Brasil, tradução Nícia Bonatti, 826 páginas), que acaba de ser lançado no Brasil, reúne uma série de textos repletos de dados sobre as mazelas enfrentadas por elas em várias nações, além de depoimentos duros e reveladores de vítimas reais, organizados por Christine Ockrent e Sandrine Treiner. 
Françoise Gaspard, autora do posfácio, socióloga e perita da ONU junto à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw), explica ao site de VEJA por que a publicação, que foi originalmente lançada em 2006 na França, continua atual: "É sempre interessante retomar a discussão sobre questões que ainda atravessam o respeito aos direitos humanos das mulheres, embora ele avance lentamente". Desde a Conferência de Pequim, em 1995, regularmente são feitos levantamentos sobre a condição feminina no mundo. Segundo Françoise, os principais problemas atualmente estão relacionados à segurança e à pobreza - especialmente à mortalidade materna e à violência conjugal. "O que muitas vezes ainda dificulta as pesquisas é que muitos países não divulgam estatísticas dos casos de discriminação e maus tratos", lamenta.
 --              ---        ---       ---        ---       ---      ---         ---      ---       ---      ---  
Livro dos Espíritos - Livro III  -VI Igualdade dos Direitos do Homem e da Mulher
817- O homem e a mulher são iguais perante Deus e tem os mesmos direitos?
♣   - Deus não deu a ambos a inteligência do bem e do mal e as faculdades de progredir?
818- De onde procede a inferioridade moral da mulher em certas regiões?
♣   - Do domínio injusto e cruel que o homem exerceu sobre ela. Uma consequência das instituições sociais e do abuso da força sobre a debilidade. Entre os homens pouco adiantados, do ponto de vista moral, a força é o direito.


Nenhum comentário: