T R A N S I ÇÃO

T R A N S I ÇÃO
Uitonius, um amigo de Júpiter.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Postagem de Esclarecimentos, referências e fontes.

Referências e fontes para esclarecer alguns que desconhecem termos e significados da Doutrina dos Espíritos:
-LE-119- Deus não poderia isentar os Espíritos das provas que devem suportar para alcançarem a primeira ordem?
♣-Resp.- Se eles tivessem sido criados perfeitos não teriam mérito para desfrutar os benefícios dessa perrfeição. Onde estaria o merecimento sem a luta? (...)

-LE129- Todos os Espíritos passam pela fileira do mal:
♣-Resp.- Não pela fileira do mal, mas, pela da ignorância.

LE-132.- Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
♣-Resp.- Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para alguns é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisso é que está a expiação. A encarnação tem também outro objetivo que é de colocar o Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da criação. (...)

-LE-149- Em que se torna a alma no instante da morte?
♣-Resp.- Volta a ser Espírito, quer dizer, retorna ao mundo dos Espíritos, que deixou momentaneamente.

-LE-l50- A alma depois da morte conserva sua individualidade?
♣-Resp.- Sim, não a perde jamais. Que seria ela se não a conservasse?
             - Sua individualidade é constatada pois ela tem ainda um fluido que lhe é próprio, tomado da atmosfera de seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação; seu perispírito, (Conhecido por alguns como corpo fluídico).

-LE-166- A alma que não alcançou a perfeição na vida corpórea, como acaba de depurar-se?
♣-Resp.- Suportando a prova de uma nova existência. (...) Todos nós passamos por várias existências físicas (...) A cada nova existências Espírito dá um passo no caminho do progresso (...) O número de encarnações não é o mesmo para todos os Espíritos, aquele que caminha depressa se poupa das provas. Todavia, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas porque o progresso é quase infinito.

-LE-172- Nossas diferentes existências corporais se passam todas sobre a Terra?
♣-Resp.- Não, não todas, mas nos diferentes mundos; a que passamos neste globo não é a primeira nem a última e é uma das mais materiais e das mais distanciadas da perfeição.

-LE-181- Os seres que habitam os diferentes mundos tem corpos semelhantes aos nossos?
♣-Resp.- Sem dúvida, eles tem corpos porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para poder agir sobre a matéria; mas esse envoltório é mais ou menos material de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos, e é isso que diferencia os mundos que devemos percorrer. Há várias moradas na casa de nosso Pai e muitos graus, portanto. Alguns sabem disso e estão conscientes aqui na Terra; outros nada sabem.

A medida que o Espírito se purifica, o corpo que ele reveste se aproxima igualmente da natureza espírita. A matéria é menos densa, não rastejam mais penosamente na superfície do solo, as necessidades físicas são menos grosseiras e os seres vivos não tem mais necessidade de se entredevorarem para se nutrir. O Espírito é mais livre e tem , para as coisas distantes, percepções que são desconhecidas;vêem pelo pensamento o que na Terra, pelos olhos do corpo.
A purificação dos Espíritos reflete-se na perfeição moral dos seres que estão encarnados. As paixões animais enfraquecem e o egoísmo cede lugar ao sentimento de fraternidade. É assim que nos mundos superiores à Terra, as guerras são desconhecidas, os ódios e as discórdias não tem motivo, visto que ninguém se preocupa em causar danos aos seus semelhantes. A intuição que seus habitantes  tem do futuro, a segurança que lhes dá uma consciência isenta de remorsos, fazem com que a morte não lhes cause nenhuma apreensão; recebem-na sem medo como uma simples transformação.
Comentário de Allan Kardec

-LE-459- Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?
♣-Resp.-  A esse respeito sua influência é maior do que credes porque, frequentemente, são eles que vos dirigem.
   ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Nenhum comentário: